« A memória | Entrada | Uma imagem por dia »
abril 22, 2006
O Desenvolvimento de um país e a Função Pública
Quando estamos cansados de ouvir que todos os males que nos afligem nascem de em Portugal existirem muitos funcionários públicos, dando até um pouco a ideia que se por magia se conseguisse exterminá-los todos entraríamos numa Idade de Ouro, é interessante dar uma olhadela a estes outros números:
O peso dos FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS NA POPULAÇÃO ACTIVA*
*(Dados de 2004)*
Suécia ----------33,3 % *
Dinamarca ---------- 30,4 % *
Bélgica ----------28,8 % *
Reino Unido ----------27,4 % *
Finlândia ----------26,4 % *
Holanda ----------25,9 % *
França ----------24,6 % *
Alemanha ----------24 % *
Hungria .----------22 % *
Eslováquia .---------- 21,4 % *
Áustria ---------- 20,9 % *
Grécia ----------20,6 % *
Irlanda ----------20,6 % *
Polónia ----------19,8 % *
Itália ----------19,2 % *
República Checa ----------19,2 % *
*PORTUGAL ----------17,9 % **
Espanha ----------17,2 % *
Luxemburgo ----------16 % *
Isto é esquisito, não é? Mas… afinal… então como é que pode ser? Como é que esses países conseguem ser desenvolvidos com esse peso tão grande? Se calhar a gestão é que não grande coisa cá por casa.
Emiéle
Publicado por populo às abril 22, 2006 04:21 PM
Comentários
Os governantes precisam encontrar um bode expiatório para a sua ineficácia e os funcionários são indefesos numa sociedade que pensa sempre o funcionário como aquele que lhe "rouba" os impostos.
Publicado por: João Norte às abril 22, 2006 05:09 PM
Não vale a pena, Emiéle. Tal como diz aqui o João, tem de se deitar a culpa para cima de alguém e «estes» estão mesmo aqui à mão... Eu, até nem pertenço à FP mas tenho familiares próximos que o são, e tenho a firme opinião de que as pessoas estão é muito mal distribuídas e pessimamente dirigidas. Está tudo baseado numa hierarquia idiota, e esses funcionários intermédios que só empatam e burocratizam é que deviam ser postos na ordem.
Publicado por: zorro às abril 22, 2006 06:37 PM
Por acaso concordo com o Zorro. Isto tem sido uma campanha tão bem montada que estes números são completamente desprezados. Aqui o que me tem chocado é ver levantarem-se trabalhadores contra trabalhadores...Querer nivelar-se por baixo. Em lugar de se dizer "aqueles têm e eu também quero", diz-se agora " se eu não tenho, eles também não podem ter". Ainda ontem ouvi o Cadilhe, dizer com um ar doutoral, que era evidente que para se poder crescer se tinha de reduzir muitíssimo mais a despeza das FP e foi muito claro : despedir muito mais pessoas! talvez despedir os chefes, como ganham muito mais a economia que se fazia era logo muito maior...
Publicado por: Gui às abril 22, 2006 07:31 PM
Mas esse bode expiatório tem sido criado pelos gestores privados que abraçam a titularidade da pasta das Finanças. Veja-se aliás qual tem sido a filosofia dos novos banqueiros face aos seus colaboradores. Não pagam horas extraordinárias e fizeram um brutal saneamento dos quadros de outros bancos que foram adquirindo e o resultado está à vista. Foram recentemente anunciados chorudos lucros obtidos pela Banca, relativos ao ano transacto.
Publicado por: congeminações às abril 22, 2006 07:33 PM
Exactamente, Congeminações. É fácil reparar que os Ministros das Finanças vêm de altos cargos no privado e quando saem retomam essas funções sem perderem nada. A banca, com as benesses que tem e os correspondntes lucros é um modelo desse comportamento. Está visto que se a FP anda mal, a culpa só pode ser dos trabalhadores, é claro. Quem organiza o seu trabalho está inocente como um cordeirinho...
Publicado por: Emiéle às abril 22, 2006 08:24 PM
Nada disto é novo, acho que se pega tanto na FP porque são os "empregados do estado" e por isso deveria ser dado o exemplo, nem que para isso se cometam erros enormes de avaliação...
Publicado por: Farpas às abril 22, 2006 10:18 PM
Farpas, a minha opinião é que nesta campo mais do que noutro qualquer a grande responsabilidade está nas péssimas chefias que temos. Aí, onde há lugares de "confiança política" onde só devia haver lugares de competência, as coisas estão todas tortas. Se há excesso de burocracia, é porque isso é cultivado por essas estruturas intermédias que assim têm as suas funções ampliadas. Há muitas coisas que poderiam ser decididas 'horizontalmente' mas têm de "ir a despacho" de uns senhores que levam a outros senhores que levam a outros senhores...parece o Kafka. Eu, por mim, essa gente é que eu punha a fazer trabalho decente.
Publicado por: Emiéle às abril 22, 2006 11:30 PM
E achas que eles iam conseguir fazer esse trabalho? LOL
Publicado por: Farpas às abril 22, 2006 11:58 PM
Há coisas que me tiram do sério e me irritam profundamente. Uma delas é a incompetência, outra a impotência. E, se a função pública não funciona como deve ser é só porque não é bem gerida, porque não tem gente a mandar que mande mesmo. E não metem os faltosos na linha porquê? Por dois motivos: ou porque não têm poderes para isso ou porque também têm o "rabo entalado" e não podem denunciar ninguém. Há gente na FP que não faz NADA.
(Eu não queria ser mazinha, mas basta ver a que horas são publicados muitos dos artigos e comentários nos blogues...)
Ainda há dias cá em casa o meu genro (sim, que eu também sou sogra, não é só a Isabel!!!)comentava um caso de uma senhora lá no serviço onde ele trabalha que não faz nada! Mas ninguém a pode mandar embora!
Por outro lado há exemplos de serviços exemplares com os mesmos meios de serviços que não funcionam! Uns sabem organizar-se, outros não! Cabe na cabeça de alguém que seja preciso ir pessoalmente a um centro de saúde marcar uma consulta? Ainda não os avisaram que já inventaram o telefone??
Que uma certidão que é uma simples fotocópia de um livro que está ali demore dias a tirar??
Publicado por: saltapocinhas às abril 23, 2006 12:21 AM
Oh, Saltapocinhas, nem te sei dizer o que concordo contigo! Não posso passar o teu comentário a post porque tens o teu próprio blog, mas devias passá-lo para lá como post. Tens carradas de razão! Também conheço gente que não faz nada, porque no fundo não os chamam à ordem. E outros desgraçados esfarrapam-se a trabalhar e até trazem dossiers para casa... Mas de quem é a responsabilidade?!
Publicado por: Emiéle às abril 23, 2006 10:58 AM
Eheheh! Ainda para a Saltapocinhas: quanto aqui à blogosfera podes estar (eu disse podes...) a ser injusta. Os artigos podeiam estar escritos para entrarem em "entrada futura". Eu faço muito isso para não entrarem todos na mesma hora. A hora em que um post meu entra não quer dizer que nessa altura eu estivesse sentada à frente do PC.
Os comentários já é diferente, mas também pode ser uma coisa de uns minutos, uma pausa. Em vez de ir tomar um café, dá-se um salto à blogosfera...
O que se avalia é o rendimento dessa pessoa. No final do dia o que é que realmente fez...? Ás vezes tem de se esforçar para se lembrar de alguma coisa. E vemos outros que andam num virote!!
Publicado por: Emiéle às abril 23, 2006 11:07 AM
Eu sei que não estou... eu até já li num blog alguém queixar-se porque o "patrão" lhe chamou a atenção por estar a usar o MSN durante o serviço! E também sei de gente que tem blogues e não tem net em casa :))
Mas acredito que haja gente que consiga trabalhar e blogar e tudo (eu não consigo!!)
Isto para não falar em ler e reenviar correio!
Quanto ao escrever e o computador ir publicando acho que isso não existe nem no sapo nem no blogger, mas não tenho a certeza. Mas tens razão, é a produtividade que se deve "medir".Mas conheces alguém que o faça?
Publicado por: saltapocinhas às abril 23, 2006 03:30 PM