« Canções de Abril | Entrada | Posso, quero e mando »
abril 17, 2006
Acidentes
Alguns acidentes, quando se trata de figuras conhecidas e mediáticas, têm um impacto especial.
Eu devo ser das poucas portuguesas que não vê os famosos Morangos com Açúcar, e desconheço quem lá entra. Mas sei perfeitamente que é uma série vista por todos os jovens, mesmo ainda muito jovenzinhos, e bastantes adultos. Portanto os seus actores tornam-se figuras “públicas” e populares.
Infelizmente um jovem actor dessa série morreu esta madrugada, num acidente de viação. Pelo que se percebe do relato do acidente a responsabilidade terá sido apenas do próprio uma vez que foi embater de encontro a uma árvore. Excesso de velocidade? Sendo o acidente de madrugada, estaria cansado? Teria bebido demais? O que penso é que desta história tão triste algo de positivo talvez se consiga tirar: sensibilizar sobretudo os mais jovens para os perigos da condução. Muitas vezes uma situação destas faz mais como chamada de atenção do que uma campanha completa de prevenção rodoviária.
Emiéle
Publicado por populo às abril 17, 2006 09:26 AM
Comentários
Ontem não vi TV e só vi deste desastre pelos jornais de hoje. É muito triste, mas afinal entra nos "frios números" dos acidentes da operação Páscoa. Só que os outros são anónimos, e talvez este com o mediatismo que o cerca tenha esse efeito que dizes aqui.
Oxalá!
Publicado por: joaninha às abril 17, 2006 09:51 AM
Já estou a ver o funeral a ser televisionado com pubicidade paga a peso de ouro no intervalo, enquanto os argumentistas se atarefam para mudar tudo o que já tinham escrito, arrancando os cabelos.
Publicado por: Mário às abril 17, 2006 10:29 AM
Mas alguém me explica o que é que o acidente de Alcochete que deu um morto ou o de Águeda que deu 2 e que ocorreram ás 3H da manhã têm a ver com a Páscoa. Aconteceram nesta altura como poderiam ter acontecido noutras quaisquer.
Ainda em relação ao que aconteceu ao rapazinho tb não vejo os Morangos com Açucar mas concordo que se podia "usar" (a expressão é chata mas é disso que se trata) esta morte para moralizar um pouco alguns jovens.
Publicado por: Daniel Arruda às abril 17, 2006 11:09 AM
O Mário tem toda a razão. Isto ainda vai dar dinheiro à publicidade!!!!
Publicado por: zorro às abril 17, 2006 01:00 PM
O "aproveitamento macabro" destas histórias é inevitável. Daniel, o que penso é que o trânsito no natal, Páscoa, Passagem de Ano, início e final de férias, aumenta sempre muito. Portanto as hipóteses de haver acidentes também aumenta. É evidente que neste caso, se o carro foi bater numa árvore não tinha nada a ver com o haver muito ou pouco trânsito, mas entra nesses 'grandes números'.
Publicado por: Emiéle às abril 17, 2006 01:47 PM
Também não vejo os Morangos com Açúcar... contudo não podemos ficar indiferentes ao número de mortos que ocorrem nestes dias,... nem ao número de jovens que morrem nestes dias. Ser o Dino dos Morangos com açúcar não tem interesse neste momento, se a novela vai ter menos 1 personagem também não... ou como já li hoje morte de Francisco Adam pára as gravações dos Morangos com açúcar... Nisto tudo o que importa é que Francisco Adam morreu com 22 anos num acidente de automóvel, com culpa ou sem culpa, foi mais um jovem que perdeu a vida nas nossas estradas.
Eu tenho 23 anos e também tenho carta de condução,... não conduzo depressa porque tenho receio..., e também nunca gostei muito de carros..., mas também já apanhei sustos,... principalmente quando não sou eu a conduzir... com a idade que tenho já vi coisas na estrada que não lembra nem ao Diabo... E Sim nós jovens Portugueses somos irresponsáveis na estrada... e pensamos que nunca nos acontece a nós, apenas aos outros... E quando menos se espera... Au revoir...
Espero que este exemplo ajude a sensibilizar, principalmente, a minha geração....
Publicado por: Rita às abril 17, 2006 03:18 PM
Então eu também faço parte dos poucos que, cada vez menos vêm programas de televisão e muito menos os da estação que transmite esta telenovela. Mas tenho ouvido comentários ao acidente do actor como se defacto se tratasse dum acontecimento de importância
capital.
Publicado por: congeminações às abril 17, 2006 03:25 PM
So para discordar da Rita, eu jovem portugues nao sou nenhum irresponsavel na estrada, assim como muitos jovens portugueses que eu conheco. O que estas a dizer e a mesma coisa que dizer que as pessoas com mais de 47 anos andam em contra-mao na autoestrada.... O problema dos excessos acontece em qualquer idade e nao e um problema nacional... o que e preciso e haver consciencia...
Se olharmos bem para os numeros, nestas alturas nao ha mais acidentes que nos restantes dias do ano... o que ha e muito mais prevencao, por isso nao podemos ficar "SO" chocados com os numeros que vemos agora... e muito sinceramente nao podemos ficar muito admirados... Acho bem que se "aproveite" esta lamentavel morte para sensibilizar as pessoas.
Publicado por: Farpas na Bifelandia (por isso sem acentos!) às abril 17, 2006 03:33 PM
O que está a ser chato é que esta história está em risco de se tornar outra telenovela! Claro que tenho imensa pena do rapaz, mas francamente não é a notícia mais importante do mundo!!!
Entendo o que a Rita disse mas percebo bem o Farpas. A sensatez a conduzir não depende da idade, mas também é certo que o amor aos chamados "desportos radicais" e aquele gosto pela adrenalina, etc e tal se vê mais em idades jovens do que nos cotas de 50 anos. Mas isso refere-se a desastres por "provocação", mas há muitos por desleixo, cansaço, arrogância, e esses são mesmo de todas as idades.
Publicado por: Tess às abril 17, 2006 03:57 PM
Farpas!
Sei que a irresponsabilidade não é só nos jovens que acontece... e infelizmente já tive um amigo da minha idade que morreu porque um idoso entrou em contra-mão na autoestrada.
Mas ambos sabemos que a nossa geração não se trata apenas de santos... e quando olhamos para a estatística e vimos uma grande percentagem dos acidentes causados por excesso de velocidade, sendo uma percentagem significativa com jovens... dá que pensar! Eu conheço muitos jovens que são responsáveis, mas também conheço muitos que se acham os ases dos volantes, e que pensam que nunca nada lhes vai acontecer! Quando falo da nossa irresponsabilidade falo das brincadeiras no meio de trânsito, do responder a provoações, dos bonitos... Ainda ha pouco tempo vi em Algés (numa das ruas principais) um jovem a fazer um peão para a namorada ver... e como este há mais exemplos... A verdade é que muitas vezes deixamos a Adrenalina falar mais alto...
Mas como é óbvio sei que a irresponsabilidade existe em todas as idades... mas se queremos mudar, que tal começarmos por nós, geração mais nova com carta de condução, visto sermos o futuro...?!
A única coisa que me faz confusão e continuarmos a acreditar que nunca nos acontece a nós, apenas aos outros!
Mas so tenho que concordar quando falas na consciência,...
Beijinhos
Publicado por: Rita às abril 17, 2006 04:57 PM
Rita, nao e nada contra ti... e apenas a minha perseguicao as generalizacoes... e se comecamos a falar de estatisticas "junta-se a fome a vontade de comer", porque e outra coisa que eu acho que serve quem as quiser interpretar, por isso nem sequer vou comecar a falar nisso porque teria de passar por perguntas sobre "Quem conduz mais?" ou "Quem conduz mais durante a noite?" ou "Idade dos condutores com mais acidentes?", etc, e isto sao tudo coisas muito subjectivas, a maior parte das estatisticas nao tem em conta factores sociais... bem la ia eu comecar... :p
Para mim nao depende da idade, para mim depende da consciencia, ou melhor, da falta dela... acredita que sei que as coisas nao acontecem so aos outros, mas por exemplo quando vou na estrada tenho muito mais medo dos outros do que de mim! Acho que sim que se deve mudar, mas nao deveremos tentar atingir todos? Nao sou adepto do ditado "Burro velho nao aprende linguas", e ate acho que se devia comecar ainda mais cedo, antes da carta!!
Publicado por: Farpas na Bifelandia (por isso sem acentos!) às abril 17, 2006 06:49 PM